quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lançamento do livro: Célebre Sociedade


A construção das celebridades locais e a sua relação com o imaginário coletivo constituem a motivação do Livro “Célebre Sociedade” que as autoras Lívia Marques Ferrari de Figueiredo e Simone Antoniaci Tuzzo lançam no dia 10 de dezembro, às 19 horas no Piso 3 do Shopping Bougainville em Goiânia.

A obra leva em consideração aspectos da fama em uma sociedade que vive a cultura da celebridade e apresenta também uma visão sobre as relações de poder existentes entre o produto midiático e a sociedade, bem como a interação dos indivíduos com a apresentação de sua imagem e de seus produtos na mídia.

O objeto de estudo é a Revista Perfil Centro-Oeste, a realidade social e econômica do Município de Inhumas, no Estado de Goiás e as conseqüências das intervenções comunicacionais no cenário local. As autoras apresentam um estudo que parte de um ponto específico, mas que não se limita a uma análise de caso, pelo contrário, constitui forte referência para os estudos empíricos da comunicação, apresentando, inclusive os novos conceitos de “celebritização” e “incompletez” que os leitores compreenderão ao longo da leitura.
Para as autoras, “Celebritização” não se trata somente de celebrização, no sentido de uma ação de celebrizar, mas um conceito que avança. “Celebritização” agrega aos anônimos a qualidade de saber ser célebre, ensinar alguém a ser celebridade, destacando as qualidades, valorizando os pontos de referência social, identificando públicos, definindo linguagem e selecionando os meios de comunicação que propagarão tais objetivos. Assim como “incompletez” extrapola o ato de algo estar incompleto por si só, mas se transforma em uma metáfora do imaginário sobre necessidades de consumo coletivas que aparentam ser pessoais. O incompleto, neste processo cíclico de ‘incompletez’, nunca conseguirá ser completo de fato, sempre faltará algo intangível para que ele se conclua, porque a simples compra do que falta, ou a conquista do que não se tem não completa o ‘incompletez’, ele é um estado emocional contínuo e inacabável.

Uma obra voltada para acadêmicos e profissionais da área de comunicação e também para profissionais liberais de todas as áreas que precisam conhecer o trabalho de formação de imagem perante os seus públicos. Além disso a sociedade como um todo poderá aprender muito com este livro que narra uma perspectiva de como todos nós aqueles que tem como falar e como aparecer na mídia, e não necessariamente aqueles que tem o que falar, porque estes, normalmente não estão nos meios de comunicação de massa e não são celebridades, portanto são quase pessoas invisíveis.

As Autoras:

Lívia Marques Ferrari de Figueiredo é Goiana, Mestranda e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Mídia, Imagem e Cidadania da UFG e Sociedade Midiática em Goiás – CNPQ. liviamarquesferrari@hotmail.com

Simone Antoniaci Tuzzo é Paulista, Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG. Líder dos Grupos de Pesquisa Mídia, Imagem e Cidadania da UFG e Sociedade Midiática em Goiás – CNPQ. simonetuzzo@hotmail.com

1 comentários:

Mateus disse...

Excelente obra. Recomendo.

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |