quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Relações Públicas: Um “quê” de Psicologia


Relações Públicas é realmente uma profissão com vários “quês”, e o que eu venho discutir hoje é a grande influência da Psicologia no contexto comunicacional.

É fato que o termo psicologia está entrelaçado em nossa sociedade de várias formas. Porém, muitos de nós já paramos para pensar da grande semelhança que ela tem com RP?

Desmistificando o conceito, a Psicologia é o “ramo da ciência que estuda a mente e os processos mentais, especialmente no que se relaciona ao comportamento do homem e de outros animais”. É a forma delineada de vários tipos de conduta.

Mais do que ser responsável pela comunicação organizacional, o objetivo principal de um Relações Públicas é conhecer seus públicos, e inserido nesse processo, o profissional precisa sim entender de psicologia.

Não somente ter uma percepção do ambiente organizacional ao qual faz parte, os Rps precisam também ter um conhecimento da realidade e do cotidiano de seus stakeholders. Somente assim ele poderá estabelecer estratégias para ajudar a organização a atingir seus objetivos empresariais.

Não é fácil compreender o que o outro está pensando, e é por isso que o profissional necessita se atualizar constantemente, não só na área de comunicação, mas em uma junção de estudos que vá de Freud a Habermas.

Esse processo de identificar o que o cliente interno (colaboradores) e o cliente externo (consumidores) gostam ou desejam, parte também da forma ao qual as informações da empresa estão sendo repassadas a eles. Daí a grande importância da aplicação de uma pesquisa bem elaborada, no início da implantação de qualquer projeto de Relações Públicas.

Buscando desvendar os anseios de seus públicos com uma visão psicológica, as Relações Públicas se tornam, cada vez mais, um peso obrigatório nas organizações globalizadas.

E você, o que acha disso?

Referência Bibliográfica: http://pt.wiktionary.org/wiki/psicologia





Gracielle Guedes
@graciguedes

2 comentários:

bruh f. disse...

Graci, concordo com você, sobre a proximidade do RP e da Psicologia.
Assim como acredito que para ter sucesso na profissão de RP, o indivíduo tem que ter, digamos assim, um dom e equilibrio emocional, tanto para lidar com os problemas que são enfrentados no dia-a-dia da comunicação, quanto para entender que as outras pessoas têm lá seus problemas e suas maneiras diferentes de se relacionar.
Tem que ter feeling e jogo de cintura sempre. E pra isso, a psicologia só tem a ajudar.

Abraços,
Bruna Franco.

Gracielle Guedes disse...

Justamente, Bruna. Às vezes as empresas confundem Relações Públicas, por acharem a profissão, digamos, superficial. O profissional deve ter essa complexidade em encontrar meios ao qual mostre para a organização, que é, sim, um profissional diferenciado, por entender sobre psicologia, gestão e variados tipos de público.

Abraços,

Gracielle Guedes

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