sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Relações Públicas no Processo de Celebrização

Por Bruna Franco

Primeiramente, é preciso entender que celebrização de pessoas e/ou marcas é um processo de comunicação, que visa trabalhar a imagem do indivíduo ou da própria marca, a fim de dar maior credibilidade ao nome e tornar o profissional/marca extremamente conhecido na área em que atua. São chamados de celebridades, mas na maioria das vezes não chegam a sair nas páginas de fofocas de alguma revista nacional como as celebridades de mídia.


Celebridades de mídia são aquelas usadas nos meios de comunicação de massa a fim de criar uma falsa proximidade com o espectador, para que ele se torne fiel da marca/produto/programa. Aquilo que chamamos de imaginário coletivo têm como base estas celebridades, que aproximam o público à seu ídolo adorado e muitas vezes, imitado. As celebridades de mídia são muito utilizadas para vender os produtos de moda, seja em publicidades, desfiles e também nos red carpets.



Voltando a falar de celebrização,  é perceptível que o profissional de Relações Públicas tem como função assessorar marcas e pessoas, desenvolvendo estratégias de comunicação para que estes apareçam aos olhos da mídia, fazendo ainda uma análise de imagem para poder diagnosticar possíveis ruídos e também otimizar a comunicação para os diferentes públicos.

O Relações Públicas auxiliará no crescimento do nome e da imagem, seja do profissional liberal (estilista), quanto da marca de moda. É este profissional quem produzirá a pesquisa de mercado que dará norte para trabalhar a identidade e a imagem da marca, criando e aplicando planos de comunicação.

Além disso, o profissional e a marca desejam visibilidade perante a opinião pública, já que assim, sua marca alcança o status de ‘fama’.  Os formadores de opinião da moda se consagram em jornalistas, estilistas que já conquistaram sua fama e, por conta disso, suas opiniões são respeitadas; e também, há um novo grupo de formadores de opinião no meio fashion: as blogueiras de moda.



Um exemplo de sucesso é o caso de Alexandre Herchcovitch, que surgiu como estilista inovador e valorizador da cultura brasileira, atingiu o mercado da moda internacional e hoje, tem seu nome transformado em marca de sucesso. Sem uma boa assessoria e claro, talento, talvez esse processo de chegada ao topo fosse mais lento, senão, inexistente.




Alunos de cursos relacionados à moda possuem pouca ou nenhuma preparação sobre os processos mercadológicos que envolvem a criação de uma marca ou mesmo do profissional liberal e acabam ficando no mesmo nível de outros profissionais, ou seja, se tornam apenas commodities. Portanto, como já dito, cabe ao Relações Públicas tornar este produto de commodity numa grande celebridade na área em que atua.

                 
                

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |