Sabe-se que, numa abrangência nacional, a mídia seleciona as informações que serão veiculadas, seja por interesse ou pela real necessidade de filtrar para mostrar apenas dados relevantes ou que representem a sociedade. Ao tratar-se de mídia local as informações locais são divulgadas mais fielmente e o fluxo comunicacional promove que pessoas cotidianas sejam identificadas, bem como os fatos vividos por todos no dia a dia; dessa forma o leitor pode encontrar maior respaldo para se sentir próximo da pessoa célebre descrita no veículo midiático.
Pela promoção de ideias, difusão de ideologias e fomentação das imagens de indivíduos e empresas, as mídias locais podem criar destaques sociais e referências. Essa construção imagética coletiva acontece através dos discursos utilizados e a proximidade que estes são capazes de gerar nos leitores de um veículo de comunicação local.
As compreensões, aceitações, crenças e ações referentes às informações e valores transmitidos por um meio de comunicação local tratarão de determinar o grau de relevância deste na construção de ícones ou referências em uma sociedade. Dessa forma e com base no que os públicos ouvem, lêem, conhecem e acreditam, as respostas midiáticas passam ou não a existir.
Lívia Marques é Relações Públicas,
mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás e
colaboradora na editoria da Revista Perfil Centro-Oeste
1 comentários:
Seria a formação de Opinião Pública? Indicam algum livro?
Postar um comentário