terça-feira, 26 de julho de 2011

Relações Públicas e outras atuações – Fashion RP

Parece que o estudo de Relações Públicas e Redes Sociais se tornou moda e o que não falta nos blogs de Relações Públicas e comunicação social são assuntos relacionados a web 2.0 e 3.0, além dos novos gadgets e suas tecnologias.

É claro que são itens de extrema importância para um profissional de Relações Públicas que deseja ter um diferencial e estar sempre à frente para atender as expectativas de seu contratante ou para si mesmo. Mas venho percebendo que outras áreas que o Relações Públicas pode atuar estão sendo deixadas de lado.


Os alunos da graduação parecem não ver o leque de opções de mercado que o profissional pode atuar e é por isso que venho falar da atuação do Relações Públicas no mercado de moda.

Vemos algumas matérias com Relações Públicas que trabalham no mercado de moda, porém são raras as publicações de cunho científico sobre o assunto. Por conta disso, defendo que não há profissional de maior competência para trabalhar com marcas/profissionais de moda do que o Relações Públicas.

Moda virou moda: existem diversas empresas voltadas para atender o mercado do vestuário/calçadista/acessórios, mas poucas possuem competência para posicionar sua marca entre os consumidores. Estilistas e designers também são muitos, mas poucos conseguem o sucesso de transformar seu nome em marca de maneira bem colocada e ainda, ter o privilégio de atribuir valores aos produtos, o que aumenta o preço, consequentemente, a rentabilidade da marca.

O Relações Públicas é o profissional capacitado para fazer pesquisa de mercado e opinião e assim, conhecer a aceitação dos possíveis consumidores da marca e fundamentar a criação da marca em cima destas opiniões; fazer constante avaliação da marca; fazer estudo de branding; identificar e segmentar os públicos; posicionar a marca perante os públicos e também perante a imprensa (líderes de opinião); além de organizar eventos da área de moda.

Porém, o Relações Públicas não deve ter medo de mostrar ao mercado de moda que ele é o profissional que eles precisam. Muitos ainda não conhecem a profissão de Relações Públicas ou têm uma visão deturpada desse profissional. Marta Feghali, autora do livro As Engrenagens da Moda, define o profissional de RP como aquele que

["Faz o intermédio da marca com o pessoal de marketing, lidando com produtores, editores, stylists, com a mídia e também com as agências de publicidade. Cuida da distribuição dos convites e participa da elaboração do mapa de assentos dos convidados na platéia. Para isso, possui uma poderosa lista de contatos – é quase íntimo de pessoas-chave -, além de saber receber. Às vezes, tem que cuidar até da contratação de bufê para entrevistas coletivas”.

Sabemos que nossas funções vão muito além da superficialidade de ‘conhecer pessoas importantes’ e é isso o que precisamos gritar para o mercado de trabalho. Mas primeiramente, saber com clareza as atividades e funções da profissão que você escolheu e como deverão ser trabalhadas no mercado de moda.



O Relações Públicas tem uma infinidade de áreas que poderão ser trabalhadas dentro do mercado de moda, entre elas, a celebrização de pessoas/marcas, que será ilustrada no próximo texto sobre Relações Públicas e moda aqui na Tribo RP.








Bruna Franco
@brufrancorp

Estudante de Relações Públicas - UFG

13 comentários:

Juliana Menezes disse...

Bru, como você mencionou, tanto profissionais e estudantes de Comunicação voltaram suas atenções para os estudos das Mídias Sociais e esqueceram outras vertentes da nossa área. Acho que eles ainda não perceberam que as mídias sociais são apenas mais uma oportunidade de trabalharmos os relacionamentos com os stakeholders dentro do planejamento de Comunicação Integrada.
Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Adoreio o post.
Principalmente por ser formada em RP e agora estar no mundo da moda com uma loja.
Percebo facilmente a importância desse profissional nessa área.
Beijos
Paula Almeida

bruh f. disse...

Acho que Mídias Sociais é mais uma ferramenta essencial para a comunicação das organizações e para a qualidade do profissional de RP. Mas focam apenas nesse estudo, e as vezes se esquecem de adaptar essa ferramenta a mercados que devem ser vistos como um nicho, como uma oportunidade. É preciso haver essa variação de mercados.

bruh f. disse...

Paula, você é de Goiânia mesmo?
Se possível, gostaria de um contato seu, para que eu possa desenvolver teorias baseadas na prática no RP.
Tenho imenso interesse e paixão pela área, mas ainda não trabalhei a prática da moda.

Lu de Castro! disse...

Me enche de orgulho ver uma estudante de Relações Pùblicas abraçandoa Moda, sem deixar de estar entrelaçada à Cmunicação Social. Bruninha, não preciso nem dizer o que penso sobre essa dupla maravilhosa chamada RP + Moda, podem não ter nascido juntas essas duas áreas, mas seria inconcebível permitir que andem separadas. Parabéns pelo texto, e se tem alguém que há de incetivá-la a escrever, sou eu. Parabén!

Anônimo disse...

http://www.rpalternativo.ufma.br/

Fabiana Malta disse...

Adorei, parabéns pelo blog e pelo post, me identifiquei pois também sou formada em RP e comecei a pouco um blog sobre moda... vou seguir seu blog! Dá uma passada lá no meu tbm! Bjosss! www.renda-pop.blogspot.com

Daniella Pereira disse...

Parabéns pela reflexão. Essa semana mesmo preocupava-me com alunos de comunicação "encantados" com o poder das midias sociais na atualidade e esquecem-se que as midias digitais devem ser um apoio do tradicional e principalmente, que existem vários nichos a serem explorados. Devemos explorar todas as possibilidades!!!!!!

bruh f. disse...

Obrigada Daniella!
Continue acompanhando, agora pretendo mostrar as funções do RP em atividades específicas do mercado de moda. E olha, são muitas.
Abraços!

laira cristina disse...

Parabéns Bruninha! Gostei do texto...realmente é perceptivel essa atenção basicamente voltada para as mídias socias dos alunos da graduação, principalmente quando olhamos os trabalhos de conclusão de curso. Teve um dia que me perguntei, mas poxa todos os TCC's falam do twitter...Não que não seja importante, ao contrário como você disse é uma ferramente essencial para a comunicação e o nosso trabalho, mas não é a única coisa a ser focada. E é bom que procuremos outros nichos e áreas menos discutidas!

Juliana Polippo disse...

Irmã, mandou muito bem! Quero saber mais como anda seus estudos nessa area, viu. Mandei notícias. Um beijo!

Riziely disse...

Ah que linda! Gostei de ver Bruna! Sou apaixonada em ver as maravilhas que nossa profissão proporciona! Há um leque grande, e espaço para inovar em todo campo! Acredito que na moda tem sido assim, uma oportunidade para inovar e trazer mais atuações de RP dentro da área!

Diego Galofero disse...

Parabéns, sabemos que sempre existiu a tal rede social. E virou moda falar sempre mais do mesmo nos blogs.

E muito bom sua reflexão do nicho que perdemos por olharmos todos para um lugar só.

@Galofero

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