quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mercado de trabalho: o reflexo do seu esforço


Quando ingressamos em uma faculdade, percebemos que o mercado de trabalho possui muitas oportunidades para nossa área. E temos a convicção que conseguir o nosso espaço vai ser uma tarefa bem fácil.

Vamos passando pelos períodos e as oportunidades de estágio vão surgindo, através de professores e também órgãos especializados. Alguns de nós não aproveitamos essas chances, às vezes por pagar menos que o emprego atual, às vezes por achar cedo aprender a prática. E deixamos o curso nos levar...

Chega o TCC. Ficamos apavorados em qual tema abordar, e a maioria, como não conhecem o outro lado da moeda, escolhem temas constantemente estudados, com medo de inovar. Nessa hora bate o desespero quanto ao futuro profissional. Aqueles que optaram em se sacrificar um pouco mais lá no início da faculdade e agarrar as oportunidades de estágio, terão mais facilidade em comparação àqueles que não tentaram ou não conseguiram abandonar sua zona de conforto.

Depois de formados começam as entrevistas, e com elas os concorrentes. E é aí que percebemos que os quatro anos de faculdade ainda foram poucos. Batemos de frente com recém-formados preparados, com cursos extras, estágios, trabalhos voluntários, networking. Diante dessa realidade, muitos se sentem impossibilitados em vencer esse duelo de forças.

Mas será que mesmo depois da colação de grau, você não comete os mesmos erros, e por isso não consegue ingressar no mercado de trabalho?

- Você continua estudando a respeito da área que quer atuar?
- Quanto tempo você dedica por dia para enviar currículos para vagas de comunicação? (Lembre-se: falei comunicação e não Relações Públicas)
- Você está atualizado quanto à utilização das redes sociais, e está sabendo aproveitar os pontos positivos que ela propicia?
Está mantendo contato com seus professores e colegas de faculdade?

Promova-se! Faça sim seu marketing pessoal. Vão aí algumas dicas:

  • Aproveite cursos gratuitos ou com baixo custo. Na internet é fácil de encontrá-los.
  • Desenvolva trabalhos voluntários. As empresas enxergam com bons olhos candidatos que de uma forma ou outra contribuem com a sociedade.
  • Interaja nas redes sociais. Através delas fica mais fácil conhecer pessoas da sua área e também se atualizar sobre a profissão.


Seguindo essas dicas, o seu caminho até o mercado de trabalho pode ser mais curto. E nunca esqueça: ele é o reflexo do seu esforço. 

Sucesso!



@GraciGuedes
Relações Públicas 
Assistente de marketing 
do Diário da Manhã 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |