quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pierre Leroux na Facomb

Professor francês ministra palestra sobre a evolução dos programas políticos na televisão, no dia 28 de abril, às 14h, na sala 18. A palestra, aberta ao público em geral, traz uma análise do papel dos jornalistas e dos apresentadores de televisão dentro da encenação da política. 

A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG recebe nesta quinta-feira, às 14h, na sala 18, a visita a visita do professor Pierre Leroux, daUniversité Catholique de l'Ouest, na França. Ele abordará o tema «Evolução dos Programas políticos», inspirada em seu trabalho sobre as formas de representação da política na televisão francesa.
A palestra traz uma análise do papel dos jornalistas e dos apresentadores de televisão dentro da encenação da política. Segundo Leroux, as diferenças  observadas entre os programas tradicionais de ontem e hoje (debates, entrevitas, fóruns) e os talk-shows,  que têm surgido nos últimos doze anos, explicitam uma nova configuração da «balança dos poderes». A partir de umcorpus constituído por programas políticos ditos clássicos e programas de variedades com a participação de políticos, observa-se como a predominância dos jornalistas no debate político está nitidamente prejudicada pela ascenção dos apresentadores.   
Pierre Leroux é pesquisador do Centro de Pesquisa sobre a Ação Política na Europa (CNRS ESA 6051, Universidade de Rennes, I/IEP) e é co-responsável pela área de pesquisas em Jornalismo e Espaço Público. Possui formação em Ciências Políticas e em Comunicação e Informação, com trabalhos que abrangem desde as transformações do jornalismo político até a representação da mulher na mídia.

Fonte: Mestrado em Comunicação / http://www.facomb.ufg.br/?noticia=1303846936&site_id=73

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |