sábado, 16 de outubro de 2010

Dicas de liderança

O que Élio Martins compartilhou de experiência de vida:

- que no início da carreira é preciso estar atento as escolhas que são feitas, porque depois teremos que começar do zero novamente.

- "é na adversidade que encontramos oportunidade"

- é preciso se preparar para o mercado de trabalho. Parece clichê, conselho antigo, mas o que o que o Sr. Élio quis dizer é que devemos estar preparados para o que o mercado espera de nós. Profissionais multidisciplinares, atualizados e à frente das  tendências. Superar expectativas.

- preocupe-se com o desenvolvimento de sua carreira. Contrua com sabedoria. Não entre em panelinhas. Trabalhe pela empresa e não pelas pessoas que estão na empresa.

E o que esperar de um líder?
*atitude
*determinação
*capacidade
*reconhecimento
*motivação
*reciprocidade
*feedback

Para que uma pessoa ou empresa se torne lider no mercado em que atue além de todas as características acima, é preciso que tenha um diferencial.

Qual é o seu diferencial?

*

Parabéns a AJE por mais um Capacitar. Evento lotado, não tinha lugar nem para sentar. Mais uma vez a prova de que não podemos perder as oportunidades, foi o que aconteceu no final do evento.

Como sempre, os estudantes não entendem o motivo dos palestrantes falarem das empresas que trabalham e dizem que estão fazendo propaganda, que eles não precisam saber daquilo, blá, blá...

Enfim, vários destes estudantes foram embora mais cedo, por esse motivo e perderam a oportunidade de ganhar a inscrição no 2º Líder Centro-Oeste e no curso de Coaching do ICA. A regra serve para quase todos os eventos. Se não estiver presente, não tem direito.

É o que sempre digo, OPORTUNIDADES, fique atento a elas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vejo que muita gente sabe o que é necessário para ser um líder, mas não consegue ter a competência para tal. Ora por preguiça, ora por ser da sua construção social.
O curso de RP, pelo menos na UFG, trabalha muito as reflexões e indica os caminhos, mas não consegue preparar bem os alunos para o mercado de trabalho.
Os estágios são não-obrigatórios e muitos dos que existem, não são voltados especificamente à área. Fazendo assim com que muitos se acomodem apenas na academia e não desenvolvem o discernimento crítico e prático de ser líder!

Tribo RP disse...

Sabe o que é mais interessante? Tudo isso é sempre uma busca pessoal. É responsabilidade de cada um.
A questão do estágio com certeza, deve estar em discussão nas novas diretrizes do curso. Entendo bem quando você diz que o fato de não ser obrigatório acaba acomodando muitos alunos a não encarar o mercado de trabalho, principalmente na area de RP. Isso aconteceu comigo. Não fiz estágio, e demorei um pouco mais para conquistar meu espaço. Até um dia que resolvi fazer uma pós graduação e mergulhei no mundo da docência.
Hoje incentivo os alunos a fazerem um caminho diferente do que eu fiz. Essa semana mesmo, quando recebi uma divulgação de vaga de estágio no SEBRAE fui imediatamente as salas de aula falar pessoalmente com os alunos para que eles não perdessem essa OPORTUNIDADE. Estágio no SEBRAE, um dos melhores que temos em Goiânia.

Por outro lado, Guilherme, não sou a favor do estágio obrigatório, pelo fato que a maioria dos alunos de faculdade particular trabalham durante o dia, para pagar o curso e muitas vezes para sustentar a casa. É impossível esse aluno deixar o emprego, para um estágio de salário mínimo e que na maioria das vezes não aplica nenhuma técnica de RP. (nao é o caso do SEBRAE)
Acredito nas disciplinas laboratoriais. As práticas desenvolidas com acompanhamento de professores e realizadas com qualidade, essas sim, podem trazer uma experiência para vida toda.
Abs.

Anônimo disse...

Olá Priscila,

Gostei muito da matéria.
Realmente a faculdade apenas mostra muitos caminhos para nós. Mas o que realmente nos faz adquirir as habilidades de um líder é a experiência. O mercado ensina...
Estou me esforçando em aprender ...

Alessandra Nascimento
Ex-aluna da FASAM
Saudades Priscila ....

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |