segunda-feira, 28 de junho de 2010

MEC repensa o curso de Relações Públicas

A partir de segunda-feira, dia 28 de junho, a Comissão de Especialistas para Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Relações Públicas tem 150 dias para repensar o currículo do curso. Dois professores da ECA foram nomeados para esta comissão, ambos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP): Margarida Kunsch, que a presidirá, e Paulo Nassar, que irá como representante da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Essa comissão foi constituída pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação para revisar as diretrizes curriculares nacionais para o curso de bacharelado em Relações Públicas (RP).

Na segunda-feira, os professores especialistas – Margarida Kunsch, Cláudia Peixoto de Moura, Esnél José Fagundes, Marcio Simeone Henriques, Maria Aparecida Viviani Ferraz, Paulo Nassar e Ricardo Ferreira Freitas – se reunirão em Brasília para a instalação da comissão, a primeira em nove anos. “A primeira expectativa é de muito trabalho”, diz Kunsch. Cada especialista trará um levantamento da situação curricular em sua área.

A última reformulação das diretrizes do curso de RP ocorreu em 2001. Desde então, muita coisa mudou e sentiu-se uma necessidade de revê-las e reformular o curso. “Precisamos pensar no conteúdo, no perfil do profissional que queremos formar. (...) O objetivo é discutir a real situação do curso de RP no Brasil e discutir propostas para a melhoria”, diz a professora da ECA. Ela entende que o curso deve ser mais dinâmico, mas diz que ainda é cedo para conclusões.

Nesses 90 dias de trabalho, serão realizadas três audiências públicas, uma no centro-oeste, outra no sul-sudeste e ainda no nordeste, para abrir o diálogo com a comunidade: professores, profissionais, pesquisadores e estudantes. É importante ouvir o que dizem sobre as Relações Públicas e a Comunicação Organizacional.

Depois de ouvir e montar um diagnóstico, será redigido um relatório propositivo, com sugestões para mudança. Para ser acatado pelo MEC, esse relatório ainda deve passar por instâncias superiores – o Conselho Nacional de Educação.

(Por Karin Salomão)

fonte: http://www3.eca.usp.br/node/890

2 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Acho mt interessante a presença da Aberje nesta discussão. Eles vão representar por assim dizer o 'mercado' e para mim este é o principal fator nesta mudança. Ouvir o que o mercado percebe das relações públicas e saber que expectativas tem.

abraços
MATEUS
@ocappuccino

Priscila Borges disse...

Valeu Mateus, obrigada por seu comentário.

A comissão escolhida é bem competente e conhece as necessidades do curso e o perfil do profissional que precisamos formar para o mercado.

Vamos participar com sugestões, com a velocidade da internet e as possibilidades que ela favorece temos a valiosa oportunidade de fazer ainda mais diferença na história da nossa profissão.

Acreditando no futuro ou presente promissor das RPs..

Abraço.

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |