quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Carreira x Mercado

Você já conhece o blog A Bordo da Comunicação? É muito bom! Diariamente tem novidade e conhecimento na área. Vejam esse post: O que o Mercado espera de você!


com destaque para uma regra:
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você. A dica aqui é: aja como profissional. Não seja limitado, pois seu reconhecimento também será limitado. Não crie desculpas, crie respostas.

O momento é agora. A oportunidade que você tem é a que está diante de você. Muitas vezes escutamos essas frases ou lemos em algum lugar e achamos até que já virou clichê. Quem ficar pensando isso, já está perdendo, já ficou pra trás.

Hoje em dia, quase todo mundo tem curso superior, quase todo mundo domina a informática, quase todo mundo fala outra língua. Qual o seu diferencial? O que você tem feito, que tem agregado experiência e conhecimento?

Como comentei no blog a respeito de uma palestra que participei semana passada,quero deixar registrado aqui também o que aprendi com Valquíria Duarte, da VMD Consultoria (http://www.vmdconsultoria.com.br/).
Ela questionava qual é a experiência de um estudante quando vai para uma entrevista de 1º emprego e dizia que a experiência pode ser tudo aquilo que ele se envolve no processo da faculdade, do curso, das disciplinas. O desenvolvimento de um projeto, a organização de um evento, a participação em uma feira. Essa é a primeira experiência que deve ser contada e principalmente, vivida. Porque, infelizmente, muitos estudantes hoje, mal realizam suas atividades, que dirá, fazer algo além delas.

Outro ponto interessante abordado na palestra é que hoje somos resistentes ao planejamento. Não planejamos nossa carreira, o que queremos realmente ser, onde queremos chegar. E por causa disso, muitas vezes, quebramos a cara.

Lembrando agora da regra nº3 que a Márcia postou: Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone, confirma o que disse Valquiria: "o pensamento está voltado para apelos externos: remuneração, status e pretígio".

Achei o tema do post bem de encontro ao que vi nessa palestra e para finalizar queria lembrar que, quando a Valquíria Duarte fala de Planejamento Estratégico de Carreira, ela está falando de uma "sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho durante o período de vida de uma pessoa".



"O planejamento minimiza os riscos"


ATITUDE! Faça acontecer, agora.

9 comentários:

bruh f. disse...

Oi Priscila, tudo bem?
Aqui é a Bruna que escreve n'Ocappuccino e aluna de RP da UFG.
Você foi na Feicom?gostou?

me passa o seu email, pra eu entrar em contato com você.


Abraços.
Bruna Franco

Tribo RP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RP Interativo disse...

Professora, gostei bastante do seu texto.
Parabéns.

Tribo RP disse...

obrigada querida,
espero que contribua com o crescimento de vocês sempre.
bjim

Ocappuccino.com disse...

O Abordo sempre acompanho, a Belle é nossa colaboradora e uma das que iniciou o Abordo da comunicação. Bom no Congregarh o presidente do banco sicredi falou que em breve - e ele já ve isso acontecer um pouco - a empresa não saberá se é ela que escolherá o funcionário ou é o funcionário que escolherá a empresa, pois eles já enchergam que falta muita mão de obra qualificada e os bons profissionais escolherão suas oportunidades.

MATEUS

Cibele Silva disse...

Olá Priscila. Agradeço por indicar o A Bordo.
O texto da Márcia realmente nos ajudou muito. Ficamos na faculdade com um certo receio e como o Mateus citou está cada vez mais difícil qualificar e selecionar.

Assim como o da Márcia o complemento de suas palavras me fez refletir sobre as oportunidades de mercado.

Você tem twitter?

Abraços,
Belle A Bordo

Marcia Ceschini disse...

Olá Priscila,

Obrigada por citar meu texto no seu blog.Foi com prazer que assumi o compromisso de colaborar com o A Bordo, apesar da correria.

E fiz este post, pois antes mesmo de comentarmos a profissão ou mercado, precisamos nos preocupar com que tipo de profissional lidaremos. Eu como chefe, tive o prazer de lidar com boas surpresas e algumas lástimas...rs

Um abraço.

Marcia Ceschini

Tribo RP disse...

Obrigada, Cibele, Mateus, Marcia!
Interagir com vocês tem sido muito positivo.
Ainda não tenho twiter Cibele....preciso trocar de máquina primeiro (rs), para fazer uma coisa bem feita.

Logo entro nessa também.

Abraços

Anônimo disse...

Priscila, fico grata por ter uma de minhas palestras divulgadas dessa forma. Temos muito o que falar sobre "carreira". A discussão vai desde a infância até a idade madura. Achei muito interessante a contribuição da Marcia. Percebe-se que é profissional de grande interesse na COLABORAÇÃO. Penso que daqui por diante, a colaboração será a grande chave para o SUCESSO. GRande abraço a todos. Valquiria Maria Duarte.

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |