quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DIVULG'AÇÃO

O que significa divulgação? Ação de divulgar, ato de divulgar uma ação, propagar uma informação...

O que significa divulgação para um Relações Públicas, para um organizador de eventos, para um empresário, para a publicidade?

Uma coisa é certa, todos utilizam da divulgação para que os públicos de interesse saibam de seu trabalho. Cada um escolhe os meios de comunicação que forem mais adequados a sua ação. Mas sabe o que mais me intriga, o público nunca está satisfeito.

Ouço constantemente as pessoas reclamarem que a divulgação de um determinado evento não foi suficiente. E geralmente quem reclama estava no evento (quer dizer que de alguma forma ela ficou sabendo!). Será que hoje em dia em que discutimos tanto sobre responsabilidade ambiental é necessário fazer panfleto e milhares de cartazes para qualquer tipo de evento?

Acredito que com o avanço da tecnologia e os recursos que nos são disponiveis, temos mais que a obrigação de buscar informação, de nos atualizar, de querer saber o que está acontecendo e o que vai acontecer.

Nos últimos meses a maioria dos eventos que fiquei sabendo foi através de e-mails, blogs e sites. Nenhum panfleto chegou a minha mão e joguei fora depois. Recebi um e-mail que me informava de uma palestra, ouvi na rádio de um encontro sobre empreendedorismo. Enfim, dos eventos que participei, tiveram público satisfatório e nenhum destes utilizaram de impresso. O custo hoje em dia não compensa.

Não estou contra panfletos e cartazes, ás vezes é necessário. Quando se trata de um evento de grande porte. Mas vamos parar de dizer que um evento não teve divulgação, e verificar nossas caixas de e-mails, visitar sites de interesses, e principalmente.....
dar uma olhadinha nos murais das empresas!!!!!

Abraço!
o Dia está LINDO! Divulgue isso!

5 comentários:

Ocappuccino disse...

Divulgação em Relaçoes Públicas é diálogo, para mim. Realmente, hoje é muito mais barato e muito mais amigável divulgar na internet do que imprimir mil panfletos e cartazes que passam obsoletos. Hoje mesmo fiquei sabendo em um blog de uam ótima palestra. Bom, se eu fiquei sabendo é que a divulgação nao falhou, o meio em que descobri não importa muito neste aspecto. Só que na hora de responder o 'questionário de avaliação' do evento não vai ter a opção 'blog' hehehe. Isso é outra coisa que me intriga. Ali nesta pergunta no questinário é uma forma da empresa avaliar os métodos de divulgação, mas já não estão ultrapassados?

MATEUS

Priscila Borges disse...

Mateus,
obrigada pelo comentário. Concordo com você e acredito que temos melhorado o dialogo entre os Rps. Agora em relação as pesquisas eu já tenho me atualizado e sempre coloco as opções da web nos eventos que organizo ou que oriento meus alunos.
Priscila

ser.RP... disse...

Olá Priscila, obrigado pela visita no Ser.RP.
Realmente existem mil e uma maneiras de divulgarmos algo. Uma vez fiz uma divulgação do blog e fui acusado por outro rp de fazer propaganda...

Comunidade RP Brasil disse...

Oi Priscila!

Grata por registrar presença no Comunidade RP Brasil.
Concordo plenamente com você. As novas tecnologias revolucionaram a forma de comunicar e, nós RPs, devemos ser estratégicos ao criar planejamentos de comunicação capazes de aproveitar os recursos, canais e ferramentas eletrônicas disponíveis.
Ainda bem que podemos nos comunicar de maneira mais consciente, evitando maiores danos ao meio ambiente.

Abraço!

Danielly.

Priscila Borges disse...

Oi Danielly,

agradeço também pelo comentário e por nos seguir.
Bem vinda a tribo.

Postar um comentário

 
Design by Jorranes Rocha | - |